Outubro Rosa



Durante todo o mês de outubro, vamos chamar a atenção de todos para um tipo de câncer que atinge homens e mulheres: o “câncer de mama”.







Para isso o papai no controle vai contar com uma ajuda muito especial!

Vamos fazer diversos treinos em academias de jiu-jitsu espalhadas por Brasília, essa turma vai me ajudar a mostrar que precisamos nos cuidar.

Em nossa primeira publicação, contei com o apoio da TIME TEAM do Paranoá/DF. Em uma pequena palestra conversamos sobre esse tipo de câncer tão cruel, mas que tem cura sim.

O que é câncer de mama

Todo câncer se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

O câncer de mama, como o próprio nome diz, afeta a região do peito, seja de homens ou de mulheres.  É o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade sua incidência cresce rápida e progressivamente. É importante lembrar que nem todo tumor na mama é maligno e que ele pode ocorrer também em homens, mas em número muito menor. A maioria dos nódulos (ou caroços) detectados na mama é benigna, mas isso só pode ser confirmado por meio de exames médicos.

Quando diagnosticado e tratado ainda no começo, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Por isso todos devem ficar sempre atentos.

Tumores desse tamanho são pequenos demais para serem detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos e que os homens também façam exames anualmente.

Parte do texto foi retirada do site mulherconsciente.com.br

Participação: Time Team Jiu-Jitsu
Apoio:
Yamarashi kimonos
Projeto Social Campeão



















Nenhum comentário:

Postar um comentário