PAPAI VAI DAR UMA FESTA! POR ONDE COMEÇAR ?

Dicas valiosas para o papai festeiro que não quer deixar as comemorações de lado, mas está igual cego em tiroteio.



Lista de convidados


Eu sempre gosto de começar por ela, antes mesmo de saber quanto eu tenho para gastar. Pra mim, que nunca fui muito de organizar eventos, prefiro garantir meus convidados e fazer uma farofada mais simples, do que fazer uma festa de luxo para poucas pessoas. Comece por quem é essencial.  Normalmente eu começo pela minha família e pelas milhões de pessoas da família da mamãe. Fica mais ou menos assim:      
 Tia Claudia
 Tio Lauro
 Diego
 Lorenzo (criança 7 anos)
 Valentina (bebê)

 Faço questão de destacar as crianças e qual a idade. Isso é fundamental para saber o número de sacolinhas, de cadeiras para alugar e dos tipos de brinquedos que vou ter que arrumar.

Dica: Na contagem final retire 20% de pessoas que fatalmente irão faltar. Mas divida em adultos e crianças e retire a porcentagem de cada grupo, por causa das sacolinhas!

Dinheiro no bolso


 Fundamental, mas não é tudo. Eu começo assim: o que podemos fazer sem gastar ? Lembrancinhas, brincadeiras, móveis da casa para os espaços, ajuda de parentes para lavar, cozinhar e servir, amigos dispostos a ajudar, música de casa e muito improviso. Aí sim vou para as coisas que não tem como fugir, descartáveis, alugueis de cadeira e mesa, comida e refrigerantes. Esse é o momento para definir se você consegue servir coca cola com salgadinhos refinados para todos os seus convidados, ou se vai fazer garrafões de suco em casa e pedir para a tia fazer um panelão de cachorro quente - o que eu acho bem melhor, aliás! Algumas dessas medidas não mudam em nada a diversão da criançada e fazem com que você não precise excluir ninguém da festa. Faça uma pesquisa de onde comprar e do que vale a pena investir.  Coloque também os custos com funcionários da limpeza, porteiro, garçons e aluguéis de brinquedos.

Dica: Se sobrar dinheiro, invista em diversão para as crianças, afinal, a festa é para elas. Se faltar dinheiro e não tiver jeito corte na carne e faça igual ao Itamaraty - tire da lista as pessoas que faltaram as festas anteriores ou que não tem filhos.

Contratando, comprando, gastando...


Eu começo fazendo os pagamentos uns meses antes da festa. Vou pagando do mais caro para o mais barato e ao mesmo tempo, vejo quais as ideias mirabolantes sobre o tema da festa que podemos fazer em casa mesmo. Nesse ano, a mamãe fez as bobecas da Luna de feltro que decoraram as mesas. A vovó fez o vestido da Luna. Eu fiz a arte com o nome da Tarsila para grudar em tubetes, potinhos e coisinhas com doces que enfeitam as mesas. Ah, as sacolinhas também podem ser feitas pela família, no domingo a tarde.

Dica:  Comece pelo indispensável: Cenário da mesa do bolo, comida, bebidas e descartáveis.
 Depois vá para os alugueis: salão de festas (sempre fazemos em casa ou na casa da sogra!), Brinquedos, mesas cadeiras.
 Serviços: Faxineira antes e depois da festa, porteiro, jardineiro, cozinheiro...

Mão na massa


 Para os enfeites da mesa, sacolinhas e doces eu sempre gasto o menos possível. Use a abuse da internet para fazer os enfeites em casa mesmo. Chame aquela tia que está louca para ajudar e dê essa missão pra ela. As pessoas ficam até chateadas quando não são solicitadas. Quanto aos doces, encomende o mínimo de docinhos enrolados. Mande a cunhada fazer bastante brigadeiro de copinho e até mousse de copinho. Eles fizeram o maior sucesso. As pipocas também ficaram lindas dentro desse saquinho em forma de cone.
 Outra coisa que as crianças amam é o cachorro quente. É barato, fácil e todo mundo gosta. Você coloca um potinho de batata palha e pronto, nem precisa do milho e ervilha (acho perigoso já que não fica na geladeira e pode estragar ao longo da festa).

Dica: Na internet tem sites especializados em temas de festas. As coisas são gratuitas. Você baixa as tags, coloca o nome da sua filha, manda imprimir e pronto!! Lá ensina até a colar! Tem vários no google:

Dica 2: Em Brasília existe um paraíso para os festeiros que se chama Taguacenter. É tipo uma mini 25 de março. Lá você encontra todo o material que precisa para fazer suas coisas em casa mesmo.  Procure algo parecido em sua cidade.

Acho que isso é o básico e dá para fazer uma mega festa sem acabar com a poupança da sua bebê!! Vou colocar fotos para vocês entenderem como foi a festinha da Tarsila.
Se tiver alguma dúvida, escreva pra mim! 






































Nenhum comentário:

Postar um comentário