VIII Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz





VIII Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz
Tema: A Epigenética e o Desenvolvimento Infantil
Data: 20 a 23 de outubro de 2015
Local: Auditório Petrônio Portela, Senado Federal – Brasília-DF
Organização: Comissão de Valorização e Cultura da Paz – SF
+55 61 3303-3423





NOTAS BIOGRÁFICAS DOS PALESTRANTES 2015
Antônio Márcio Lisboa (DF)

Pediatra Membro da Academia Brasileira de Pediatria; Membro honorário da Academia Nacional de Medicina; ex-presidente da Academia de Medicina de Brasília, da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Sociedade de Pediatria de Brasília. Professor Titular de Pediatria da Universidade de Brasília (UnB). Autor de vários livros sobre desenvolvimento e comportamento da criança e do adolescente.

Claudius Ceccon (SP)

Arquiteto, designer, jornalista, ilustrador, cartunista, trabalhou nos maiores jornais brasileiros e veículos icônicos como a revista Pif Paf e O Pasquim. Cursou desenho industrial na Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi), no Rio de Janeiro, atua em educação e gestão, fundou com Paulo Freire e outros o Instituto de Ação Cultural (Idac), que desenvolveu projetos de alfabetização em países africanos de língua portuguesa e, mais tarde, em bairros carentes de São Paulo; após desligar-se do instituto iniciou, também com Paulo Freire e ao lado de Ana Maria Machado, o Centro de Criação da Imagem Popular (Cecip). Além de ilustrar livros infantil, dedica-se a projetos de educação e democratização do acesso à informação. Atualmente é o coordenador da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância.

Eduardo de Campos Queiroz (SP)

Administrador de Empresas com especialização pela Fundação Getúlio Vargas e mestrado em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government (Mason e Lemann fellow), iniciou a carreira em bancos de investimentos onde trabalhou por aproximadamente onze anos. De 2003 a 2006 foi Diretor Executivo e Conselheiro da Outward Bound Brasil. De 2007 a 2008 foi Diretor Executivo da Outward Bound México. De 2009 a 2011 foi Assessor Especial do Secretário de Educação do Estado de São Paulo. Desde fevereiro de 2011 é Diretor Presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. É membro voluntário dos Conselhos das ONGs ESPRO, United Way Brasil e Outward Bound Brasil.

Fabíola Cristina Ribeiro Zucchi (DF)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), tem mestrado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (2002), doutorado em Neurociências pela Universidade de São Paulo, pós-doutorado em Neurociências pela University of Lethbridge, Alberta, Canadá e período sabático realizado na University of Birmingham, Inglaterra. Seus interesses científicos focam na fisiologia do cérebro e seus mecanismos dinâmicos que conduzem a alterações comportamentais. Para isso, utiliza modelos experimentais de doenças neurológicas, como stress, tuberculose e acidente vascular encefálico. Tem interesse em como o ambiente (experiências negativas e positivas) modelam a fisiologia cerebral e como isso impacta saúde e doença ao longo da vida e em gerações futuras. Para investigar o cérebro normal versus o patológico utiliza uma gama de ferramentas comportamentais, eletrofisiológicas, morfológicas, genéticas e epigenéticas. Foi professora celetista substituta no Departamento de Ciências Fisiológicas, da Universidade de Brasília, (UnB) e na Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT). Atualmente coordena projeto de pesquisa aprovado pela Chamada Universal CNPq, no Departamento de Ciências Fisiológicas, da Universidade de Brasília (UnB).

Françoise Molénat (França)

Psiquiatra de crianças; foi médica titular no Centro Hospitalar Universitário de Montpellier de 1978 a 2010, enquanto responsável pela Unidade de Primeira Infância. Participou de programas de cooperação no âmbito da Comunidade Europeia com a Bélgica, a Grécia, a Espanha e a Irlanda nos anos 1990; foi responsável por um programa de pesquisa (Unidade 70 do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica) em colaboração com o hospital Sainte-Justine de Montreal, Canadá (equipe do Professor Yvon Gauthier) e por uma missão ministerial para o desenvolvimento de uma política de prevenção precoce em 2005. Atuou como presidente da Sociedade Francesa de Medicina Perinatal em 2007 e 2008. Realiza atividades de pesquisa clínica e de formação em perinatalidade, na França e em outros países europeus, desde 1980. Atualmente é Presidente da Sociedade Francófona de Psicologia Perinatal e Presidente da Associação de Formação e de Pesquisa sobre a Criança e seu Meio Ambiente.

Gilles Cambonie (França)

Gilles Cambonie é Professor da Universidade de Montpellier e médico pediatra no Centro Hospitalar Universitário de Montpellier, onde é o coordenador do Departamento de Pediatria e da UTI neonatal. Participa, enquanto pesquisador, de vários projetos com financiamento internacional na área de saúde do recém-nascido. É autor de dezenas de artigos científicos internacionais tratando sobre saúde neonatal, em particular, sobre técnicas de cuidados intensivos de recém-nascidos prematuros.

Heloiza Egas (DF)

Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Mackenzie, São Paulo, tem especializações em Direitos Humanos; Direitos da Criança e do Adolescente e Avaliação de Políticas Públicas. Foi Gestora Local do Projeto Mulheres da Paz (PRONASCI/MJ) na Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado da Bahia; ex-Assessora no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; foi Coordenadora na Coordenação Nacional de Proteção a Adolescentes Ameaçados de Morte, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e Coordenadora-Geral do Programa de Assistência a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas. Atualmente é Coordenadora-Geral de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes da SDH.

Isabel Sampaio Penteado (SP)

Coordenadora Geral do Instituto Fazendo História, de São Paulo, que atua junto a serviços de acolhimento para bebês, crianças e adolescentes. O trabalho com a primeira infância está pautado na construção de metodologias de formação dos profissionais que atuam em serviços de acolhimento, a partir de espaços de reflexão e de experiências práticas, e na busca por formas alternativas ao acolhimento institucional que garantam um melhor cuidado com a primeira infância em situação de vulnerabilidade.

Jaqueline Wendland (França)

Psicóloga com Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS); Especialista e Doutora em Psicopatologia do Bebê pela Universidade Paris XIII e Livre Docente pela Universidade Paris Descartes (Paris V). Professora titular de Psicopatologia da Perinatalidade, da Parentalidade e da Primeira Infância na Universidade Paris Descartes; Diretora do Mestrado em Psicologia Clínica e Psicopatologia e Psicóloga Clínica na Unité Petite Enfance et Parentalité Vivaldi, Serviço de Psiquiatria da Criança e do Adolescente, Hospital Pitié-Salpêtrière, em Paris, França. Dirige a equipe de pesquisa "Perinatalidade, Primeira Infância e Parentalidade: aspectos sociocognitivos e emocionais" no Laboratório de Psicopatologia e Processos de Saúde e é membro do grupo internacional de experts em Saúde e Desenvolvimento da Mãe, em Paris.

Kelly Cristina da Conceição Pinheiro (RJ)

Kelly Cristina tem 17 anos e vive na Comunidade da Grota do Surucucu, em Niterói, onde está em formação musical no projeto da Orquestra de Cordas da Grota há dez anos. Também tem dois anos na Academia Juvenil da Orquestra Petrobrás Sinfônica.

Laurista Corrêa Filho (DF)

Pediatra, Neonatologista, especialista em Saúde da Mulher e da Criança pela Sorbonne – Universidade Paris V; Assistente estrangeiro pelo Hospital Cochin-Port Royal, Paris; Coordenador do Curso de Especialização em Saúde Perinatal, Educação e Desenvolvimento da Criança até os três anos na Universidade de Brasília (UnB); ex-presidente da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal.

Luiz Antônio Correa (PR)

Doutor em Psicologia pela USAL, de Buenos Aires, Argentina, tem formação em Pedagogia e Psicanálise. É presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp), já atuou na área de psicologia clínica, como psicanalista; hospitalar, como psicólogo hospitalar; organizacional, como gestor de recursos humanos e educacional como psicólogo escolar. Palestrante e professor universitário, ministra aulas em cursos de pós-graduação em vários estados brasileiros e também no exterior, em disciplinas referentes a educação, psicanálise, neurociência, neuropsicologia e neuropsicopedagogia.

Márcio Paes Selles (RJ)

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Música Antiga pelo Sarah Lawrence College, New York, USA, onde estudou canto com Sheila Schonbrum; viola da gamba com Judith Davidoff; música medieval e renascentista com La Noue Davenport; notação original e canto gregoriano com Alexander Blachly. Nos Estados Unidos participou de diversos concertos. No Brasil integra o Conjunto de Música Antiga da UFF desde a sua formação em l98l, tendo realizado neste período vários concertos nas principais cidades brasileiras e participado da gravação de dois discos "Fernando Pessoa" e "Cantares de Amor Sospiros y Cuydados" e dos CDs "Lope de Vega, Poesias Cantadas", "Cânticos de Amor e Louvr", "Medievo - Nordeste" e “Milagres de Santa Maria”. Com o grupo de Música Medieval Longa Florata gravou os CDs "Annua Gaudia", com músicas medievais do Caminho de Santiago e "Rahelica", com músicas sefaraditas. Em 2002, realizou a trilha sonora do documentário "Caminhos da Memória - trajetória dos Judeus em Portugal”. Em 2003, com o Longa Florata realizou uma série dez apresentações em várias cidades do norte de Portugal (Guimarães, Viana do Castelo, Porto, Barcelos Fafe, Mondin de Basto, Paços de Cerveira e Vieira do Minho) com o programa "Música na corte de D. Manuel I". Fundador da Orquestra de Cordas da Grota onde atua desde 1995 ensinando flauta doce e violino às crianças e jovens da comunidade. Com a Orquestra de Cordas da Grota excursionou pelo norte de Portugal, em 2001, e pela América Central, em 2008. Atualmente é também chefe do setor de música do Centro de Artes da UFF.

Maria Aparecida Menegassi (DF)

Graduada em Letras (UniCeub), Pós-graduada em Ensino Especial, Educação Especial no Sistema Penitenciário, Educação na Diversidade e Cidadania

Maria Regina Maluf (SP)

Professora titular de Psicologia Educacional e do Desenvolvimento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e professora aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Doutorada em Psicologia pela Universidade de Leuven, Bélgica. Foi professora visitante na University of California, Los Angeles, EUA (UCLA), e pesquisadora no Centre de Recherches de l´Education et de l´Adaptation Scolaire (CRESAS), no INRP, Paris. Presidiu a Interamerican Society of Psychology. É membro da Academia Paulista de Psicologia. Os focos de suas pesquisas são a formação de psicólogos para o trabalho em educação, com ênfase no Brasil e outros países da América Latina; a primeira infância, em especial sobre a constituição da teoria da mente nos primeiros anos e a aprendizagem da linguagem escrita na perspectiva da ciência da leitura. Tem mais de 60 artigos publicados, 40 capítulos de livros e livros organizados, 36 teses de doutorado orientadas. Coordena o grupo de pesquisa Escolarização Inicial e Desenvolvimento Psicológico (EIDEP).

Marina Fragata Chicaro (SP)

Advogada graduada pela Mackenzie, concluiu o Máster em Gestão de Entidades de Cooperação para o Desenvolvimento e Intervenção Social pela Universidad de Oviedo em 2008, na Espanha. No ano de 2000 iniciou sua trajetória profissional em escritórios de advocacia e em 2007 redirecionou a atuação para o campo social e de políticas públicas. Desde então realizou diversas consultorias junto à Administração Pública e o Terceiro Setor, destacando a atuação pela Unesco e pelo PNUD no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Realizou avaliações em projetos do Instituto Ayrton Senna, do Instituto C&A e outros. Atualmente é Coordenadora de Projetos da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, coordenando, entre outros, a parceria com a Secretaria de Estado da Saúde no Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância.

Mônica Simas (DF)

Formada em música pela Universidade de Brasília (UnB), construiu carreira como professora de Educação Musical e foi responsável pela Educação Artística em escolas públicas de referência no DF, como a Escola Parque. Integra o Coral Brasília, grupo independente que tem como objetivo levar o repertório coral brasileiro ao exterior.

Nelson Yatsuda (SP)

Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é Pediatra pela Santa Casa de São Paulo. Tem especialização em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e Mestrado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Atualmente é Diretor Técnico do Grupo de Planejamento e Avaliação, da Coordenadoria de Regiões de Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Paula Cavagni Pecker (RS)

Licenciada em Educação Musical e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Há quinze anos pesquisa o desenvolvimento musical infantil e atua em sala de aula com bebês e suas famílias. Iniciou seu trabalho em parceria com a Professora Dra. Esther Beyer e foi professora em diversos espaços educacionais de Porto Alegre, onde coordena, atualmente, o Projeto Musica per Bambini. Ministra palestras e cursos de formação para professores, foi tutora na Universidade e professora substituta do Departamento de Música da UFRGS no curso de Música (presencial e à distância). É coautora do livro Expressão Musical na Educação Infantil (Editora Mediação, 2013). Suas pesquisas atuais versam sobre a construção do conhecimento musical do bebê sob o viés da Psicologia da Educação e à luz da teoria piagetiana.

Rodrigo Scarcello (SP)

Graduado em Comunicação Social pela ESPM e músico autodidata, em formação no Modelo Benenzon de Musicoterapia. Compõe, produz e executa trilhas sonoras para vídeo, teatro e performances, atua como músico e sonoplasta em contações de história e atividades interativas para bebês e crianças. Trabalha na sensibilização musical na Educação Infantil. Atua na capacitação de Agentes do Brincar pela IPA Brasil - Associação Brasileira pelo Direito de Brincar. Nas atividades com crianças e na formação de educadores, procura aliar a brincadeira musical ao olhar musicoterapêutico, através de caminhos que potencializem o desenvolvimento, a inclusão e a livre expressão de indivíduos e grupos.

Sandra Cabral (RJ)

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense; Doutora em Ciências e Saúde Coletiva (Saúde da Criança e da Mulher) pela Fundação Oswaldo Cruz; com formação complementar em Psicologia da Educação pela Université de Mons-Hainaut (BE), em Resiliência pela Université Toulon-Var (FR); Ciências da Educação pela Université Sorbonne Paris V (FR); Filosofia pela Université Paris VIII Saint-Dennis (FR); Pós-Doutorado em Psicologia Clínica PUC-SP. Atualmente é Professora Associada do setor de Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), assim como no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, com orientações, pesquisa e ensino sobre Educação Popular, Saúde Coletiva e Resiliência; Coordena o Observaatório Internacional Rede Resiliência, pólo no Brasil do Observatoire International de la Résilience, coordenado pelo neuro-psiquiatra francês Boris Cyrulnik (Université Toulon); Pesquisadora do Grupo de Trabalho Resiliência, Juventude e Vulnerabilidade, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Vera Lúcia Dias (DF)

Professora de música e escritora, levou para esses meios as tradições das cantigas de roda e de viagens. É professora de música em diversas escolas de Brasília e tem livros publicados para crianças.

Vital Didonet (DF)

Professor, especialista em educação infantil, atuante na área das políticas públicas de educação e dos direitos da criança. Licenciado em Filosofia, em Pedagogia e Mestre em Educação. Foi coordenador de elaboração do Plano Nacional pela Primeira Infância e coordenador da Secretaria Executiva da RNPI. É assessor da Rede Nacional da Primeira Infância para assuntos de legislação e a representa junto aos órgãos do Poderes Legislativo e Executivo. Foi coordenador de Educação Infantil no Ministério da Educação, Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados, Vice-Presidente mundial da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP), Coordenou a elaboração do Plano para a Primeira Infância para o DF, Coordena a consolidação da legislação pertinente no Marco Legal da Primeira Infância.


Orquestra de Cordas da Grota

Com o princípio de que na arte somos iguais, surgiu a Orquestra de Cordas da Grota há 20 anos na Comunidade da Grota do Surucucu, uma área favelizada, próxima a um bairro de classe média em Niterói (RJ), isolada pela violência do tráfico de drogas. O objetivo do projeto musical, fundado pelos professores Lenora Mendes e Marcio Selles, é dar oportunidade às crianças e aos jovens de acesso a um espaço que promove a cultura, estimulando a aquisição de bens culturais, oferecendo formação musical em nível técnico e encaminhamento para a Universidade. Entre as premiações recebidas ao longo dos anos, o Prêmio Cultura Nota 10 (2004 e 2006), Semifinalista do Prêmio Itaú-UNICEF (2007), Utilidade Pública Municipal (2008), Ponto de Cultura (2009), Utilidade Pública Federal e Patrimônio Imaterial da Cidade de Niterói (2010), Prêmio Rio Sociocultural 2011 (como Empreendedor Social); Tecnologia Social reconhecida e certificada pela FBB (2013).

Inscrições: http://www.senado.gov.br/senado/Programas/InfanciaePaz/
Facebook: https://www.facebook.com/InfanciaEPaz/

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