A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL


Por que brincar é importante para as crianças pequenas?





          A partir dos primeiros meses de vida, a criança começa a explorar o mundo que a cerca, principalmente por meio dos brinquedos. As sensações precisam ser estimuladas, daí a importância de brinquedos bem coloridos, com sons ou que possam ser levados à boca, como os mordedores. Nesta fase da vida, a criança precisa usar os sentidos - tocar, sentir, ouvir. Por volta dos seis meses, quando a criança já começa a sentar e engatinhar, os pais devem oferecer brinquedos que despertem o interesse dos pequenos e que eles possam pegar. Brincar com a criança reforça os laços afetivos e eleva o nível de interesse da criança com a brincadeira.
       


"O brincar não significa apenas recrear-se, pelo contrário, é através do brincar que a criança se comunica consigo mesma e com o mundo. Os brinquedos são suportes que promovem de forma saudável o desenvolvimento físico, social, intelectual e emocional".


          O brincar é uma forma lúdica de enorme valor para a criança, à medida que a ajuda a aprender sobre as pessoas e coisas do mundo exterior aprendem a competir, cooperar e a conviver como um ser social, promovendo ainda sua auto-imagem e auto-estima. As brincadeiras e atividades lúdicas precisam ser inseridas de maneira prazerosa no ambiente familiar.
          O lúdico desenvolve a imaginação, a fantasia, a criatividade, o sentido crítico, entre outros aspectos que ajuda moldar a vida da criança e futuramente como adulto.
          Ao brincar a criança potencializa o desenvolvimento, aprende a conhecer, a conviver, a fazer e, sobretudo aprende a ser, além de estimular a curiosidade, a autoconfiança, a autonomia e a inteligência, proporcionando o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.
          Segundo Piaget (1996), o brincar é essencial na vida da criança, e as brincadeiras devem estar presentes na educação infantil, pois é nesse período da vida que a criança ganha aspectos de sua formação. Portanto, ao brincar ela desenvolve capacidades importantes como a atenção, a memória e a imitação, ela explora e reflete sobre a realidade e a cultura na qual estão inseridas.
       
Uma criança devidamente estimulada pode descobrir brincadeiras em diversas coisas e objetos como em brinquedos sofisticados.
É preciso não confundir a qualidade do brincar com a quantidade de brinquedos.




        Contudo, pais e educadores devem estar conscientes de que não é o preço nem a quantidade de brinquedos que garantem a diversão, e que brinquedos e objetos simples podem proporcionar momentos de muita alegria e aprendizagem. Brincar é possível com e sem brinquedos, basta usar a imaginação e a criatividade. 
       
          Portanto, cabe aos pais ou responsáveis fazer valer o direito a brincadeira e conduzir de maneira correta e consciente, formando futuros cidadãos com valores morais, que saibam valorizar e cuidar de seus brinquedos.
          Pesquisas revelam que crianças que exercem uma constante atividade do brincar serão mais equilibradas e preparadas para a vida adulta. Brincar educa, ajudando a criança a adquirir conhecimentos, o papel e os valores que serão necessários na vida adulta.
       
          Cada fase do desenvolvimento exige brinquedos específicos, em todos os períodos do desenvolvimento a escolha dos brinquedos é de grande importância e deve despertar o interesse de pais e educadores.
       
Para que o brinquedo seja ideal, segundo Huizinga (1940), ele precisa despertar a emoção da criança, estimular a imaginação, promover a construção do conhecimento, auxiliar na autonomia, na auto-estima, que possa explorar o lúdico, desenvolvendo a linguagem e respeitar a faixa etária da criança.



PROFª LUCINEIDE CRUZ ARAUJO – ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO INFANTIL







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BIBLIOGRAFIA

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1990.
KISHIMOTO, Tizuko MorchidaJogos tradicionais infantis: o jogo, a criança e a  educação. Petrópolis: Vozes, 1993.
______. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança . Rio de Janeiro: Guanabara,  Koogan, 1978.
WAJSKOP, Gisela. Brincar na pré-escola. São Paulo: Cortez, 1995.




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