Primeira Infância


Apresentação

Neste ano, o Senado Federal abrirá suas portas para abrigar mais uma edição da “Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura de Paz”. O evento acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de novembro e terá como tema “A Primeira Infância e os Desafios do Milênio”. Este encontro é destinado a todas as pessoas que tenham como meta trabalhar em prol de uma infância plena em direitos, dentro da Doutrina da Proteção Integral da Infância – desde os membros dos poderes legislativo, executivo e judiciário, passando pelos gestores públicos e privados, até profissionais e estudantes envolvidos nesta grande causa. Primeira Infância precisa de visibilidade pois é nesta etapa de ciclo vital que a maioria de nossas aquisições, que nos qualificam como humanos, acontecem. A premissa da atenção integral precisa ser meta, e por esta razão foi lançado o “Marco Legal da Primeira Infância”, com os norteadores para que alcancemos este patamar.



Contando, mais uma vez, com o apoio da Embaixada da França, profissionais brasileiros e franceses, de notórios saber e engajados na luta para um desenvolvimento infantil pleno - longe de riscos que possam influenciar, negativamente, a co-construção do afeto, das habilidades motoras, intelectuais e sociais de nossas crianças - estarão apresentando as mais novas informações científicas e suas práticas médicas, sociais, psicológicas e educacionais, para em debate livre, amplo e apartidário.

Os desafios do milênio para a educação das crianças brasileiras são muitos e é nosso dever buscar superá-los, a fim de proporcionar a ambiência boa o bastante para a construção de futuros cidadãos plenos. Para tal, as discussões abrangerão as novas constituições familiares; o impacto no brincar e na vida em geral das crianças com a entrada maciça da tecnologia no cotidiano infantil; a terceirização no cuidar e na mediação social com nossas crianças, a importância do estudo sobre transmissão transgeracional; as infâncias ainda invisíveis em nosso país; o impacto de separações parentais, tanto por divórcio ou pela impossibilidade do convívio, especialmente da figura do pai. Coroando este espetacular evento, haverá o lançamento de livros que versam sobre a Primeira Infância, forma democrática de perpetuar os conhecimentos adquiridos no evento e difundi-los, democraticamente, para aqueles que não puderam estar presentes.

A Comissão de Valorização da Primeira Infância convida e espera vocês de braços abertos para este encontro, pois acredita que somente quando todas as vozes, de todos os segmentos da sociedade, são, de fato acolhidas e respeitadas, é que o sonho de uma nação compromissada com suas crianças, acontece. Venha, compareça, se inscreva em nosso site e garanta seu lugar nesta casa que é de todos brasileiros e brasileiras: o Senado Federal.

Cristina Werner
Membro da Comissão Organizadora, é Psicóloga, Terapeuta Casal e Família, Terapeuta e Educadora Sexual, Terapeuta EMDR e Brainspotting, Terapeuta de Trauma e Ajuda Humanitária Psicológica. Mestrado em Psicologia Clínica PUC/RJ sobre Bebes de UTI Neonatal. Presidente do Instituto de Pesquisas Heloisa Marinho. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Tratamento das Ofensas Sexuais. Professora da Pós-Graduação em Direito da Infância e Adolescência UERJ. Coordenadora Geral e Professora dos Cursos de Formação em Terapia Familiar e Sexualidade Humana do IPHEM. Membro do Fórum Permanente da Criança e do Adolescente da EMERJ.Presidente da Associação de Terapia Familiar do Rio de Janeiro 2008-2010. Diretora de Projetos da Vara da Infância do Rio de Janeiro 2005-2006. Consultora da Agencia Nacional dos Direitos da Infância 2006. Coordenadora da Terapia Familiar e Sexualidade do GEAL/UFF/IPHEM 2000-2010. Autora dos livros “Família & Direito” e “Facing Problems in Family and Society”.

fonte: https://www12.senado.leg.br/institucional/programas/primeira-infancia

Nenhum comentário:

Postar um comentário