Críticas X Elogios

"Um elogio, agrado, uma atitude de apreciação é capaz de levantar autoestima e transformar o dia (e o futuro) do seu filho."


          Depois de 6 meses com a lâmpada da sala queimada, o marido decide fazer uma boa ação e trocá-la. A esposa passa e nada percebe, ele faz questão de acender a luz, apagar, ascender e ela finalmente enxerga... Então a mulher abre os braços e grita em um tom irônico: “até que enfim! Demorou seis meses heinm!!!!” Ela ainda aproveita a situação para mandar trocar a lâmpada da garagem, tirar o carro, lavar o chão e fazer outras coisas que você não faz há muito tempo. Parou pra pensar né!? Com certeza muitos leitores lembraram da sua mãe quando você finalmente tomava a atitude pra fazer uma coisa boa mas, em vez de um elogio ela soltava logo uma bomba. E o resultado era categórico: Você jurava que nunca mais iria ajudá-la!

          Queria dividir com vocês um pensamento sobre as críticas e elogios dentro de um relacionamento. Trazendo isso para nossa realidade familiar pensei muito sobre como a gente consegue destruir ou construir as pessoas através das palavras.

          Seu filho toma uma bela atitude e você sequer olha. Em outro momento, ele faz algo terrível e recebe a sua atenção por uma semana. A cada dia ele passa a ter mais e mais motivação pra chamar sua atenção de uma maneira ruim e passa a fazer exatamente o oposto do que você quer. Mas de quem é a culpa? Nós somos o papai e a mamãe da vez. Agora, temos a oportunidade de mudar o jogo, ou simplesmente repetir os erros dos nossos pais.

          Um elogio, agrado, uma atitude de apreciação é capaz de levantar autoestima e transformar o dia (e o futuro) do seu filho. A dica é agir exatamente ao contrário do que o nosso impulso gostaria. Na verdade você quer reclamar da bagunça do quarto, das amizades, da roupa, da cara com que seu filho acordou... Mas respire fundo e tome o controle da situação.

Aqui em casa minha esposa já aprendeu essa lição e decidiu mudar o disco. Começou da seguinte forma, eu lavei um copo e ela disse que me achava lindo lavando louça, então no outro dia eu decidi lavar dois copos. Ela elogiou outra vez. Na semana seguinte limpei a pia inteira e me senti o homem mais sensual do planeta enquanto lavava louça! Claro, era tudo uma manobra porque afinal de contas a mamãe também tem o controle!

          Pensando nisso, procuro sempre elogiar. Eu entendi que criticar o tempo todo não causa nenhum efeito positivo. Se você quer criticar, que seja apenas uma crítica em um universo de elogios. Fale com jeitinho para que a pessoa não se irrite. Estou exercitando isso com a Tarsila. A cada coisa boa que ela faz eu mostro o quanto estou feliz. Ela vê a minha alegria e buscar sempre chamar atenção com coisas positivas. Quando a Tarsila faz bagunça, paramos, olhamos olho no olho e conversamos sobre aquilo. Sem ataque, sem Gritos e sem palmadas. Isso tem dado muito certo. Não somente no relacionamento entre pai e filha, mas com todas as pessoas ao meu redor.

          Que tal fazer uma experiência!? Antes de criticar seu filho, faça primeiro três elogios sinceros.
Eu garanto que dá certo!































Nenhum comentário:

Postar um comentário